terça-feira, 27 de março de 2012

O maravilhoso mundo da bicicleta

Comprei a minha bicicleta em abril do ano passado. Já tinha tido umas 3 bicicletas na minha vida, e que me lembre a primeira quando eu ainda era criança, foi a única que usufruí de fato. Lembro que onde eu morava havia um grande corredor e a minha diversão era descer o corredor a toda velocidade, e fazendo a curva fechada bem em cima da hora hehehe :) Adorava! Conforme cresci, percebi que o corredor, afinal não era tão grande assim. Mas não importa. Naquela época eu era corajosa e o corredor e sua curva eram vencidos sem medo. Com o passar dos anos, fui morar em apartamento, e como não tínhamos carro, não dava para ir passear nos parques ou coisa parecida. E com isso fui enferrujando, enferrujando, enferrujando...Quando eu tinha mais ou menos uns 15 anos tentei comprar a segunda bicicleta. Me lembro que fui para a rua, e logo no primeiro dia, na primeira vez, na primeira curva fechada, caí. Bom, levantei e tudo mais, e no dia seguinte tentei novamente, desta vez subindo até a Paulista. Um táxi. Sim, a proximidade do táxi me fez cair. Ele nem estava muito perto, mas e o medo? rs
Com isso, um belo trauma se formou. Quando fiz uns 20 e poucos anos, comprei novamente outra bicicleta. Dessa vez, eu já tinha carro e ia passear no Ibirapuera. Tirava a roda da frente, (era um belo de um sacrifício, mas uno, é uno rsrsrs) e lá ia eu finalmente, bela e formosa, pedalando.
Mas sempre guardei a frustração de não pedalar na rua.
Até que ano passado, depois dessa idéia martelar, e muito a minha cabeça, decidi novamente fazer a compra.
Era um misto de medo, com coragem, com desejo, porque se não colocasse em prática dessa vez, nunca mais.... Não que isso fosse verdade de fato, mas depois da minha série de tentativas frustadas, andar na rua correspondia a me atirar de um penhasco no vazio.
Abençoado foi o dia que vim morar nesse apto! Lugar bacana, perto do Villa Lobos, e com muitas, muitas ruas tranquilas! Enfim, era o paraíso. E foi assim que tudo começou. No começo apenas nas ruas aqui de casa, com um ânsia guardada, desejando muito ir para ruas movimentadas, mas ainda me segurando. Lia muito, várias matérias na internet, como se posicionar, os perigos, o que fazer, a importância dos equipamentos de segurança, a importância de traçar rotas alternativas.
E foi assim, me informando, buscando, pesquisando, que cheguei as pessoas certas, e consegui marcar um dia, de ir a primeira vez ao trabalho com a ajuda dos bike anjos.
Foi muito importante. Diria primordial. Essa companhia ajuda a vencer o medo, a insegurança do desconhecido, relaxa, pq nos sentimos protegidas. Vários toques, dicas do que fazer, aprender que ocupar a faixa, é importante para própria segurança. Aprender a respeitar os motoristas, agradecer, e principalmente sempre sinalizar.
E foi assim, que finalmente, consegui aprender a andar no trânsito de bicicleta. :)
É uma opção maravilhosa, pedalar é um novo vício. É um meio incrível de se fazer amizades, de descobrir novos limites.
Claro que problemas existem. E muitos. E eles com certeza serão abordados em um outro post.
Mas queria deixar a dica aqui dos sites que me ajudaram, e que foram os responsáveis por essa grande vitória no meu último ano.

www.vadebike.org
www.praquempedala.com.br
e principalmente as comunidades no facebook. Foi pela comunidade da Praça do Ciclista que eu fiz contato com meus bike anjos. (Sim, tive a sorte, foram 3 hehehe)

Há muita informação. Muita mesmo. Se você, assim como eh, quer descobrir esse mundo incrível e precisa de ajuda, basta deixar um comentario aqui, que eu tento direcionar para as pessoas que podem ajudá-lo (a).

É um mundo maravilhoso. Pedalar te abre um infinito de possibilidades. Acalma, emagrece, te deixa feliz, te deixa com um sorriso no rosto, sentir o vento, e principalmente desfrutar da liberdade. Você e sua bike. Para onde quiserem. :)



Nenhum comentário: